A FUNDAÇÃO

A Fundação de Apoio ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – FAIFCE, é uma fundação de apoio, de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia patrimonial, administrativa e financeira, que visa apoiar e fomentar atividades de pesquisa, ensino e extensão e o desenvolvimento institucional das apoiadas e autorizadas, por meio do assessoramento à elaboração de projetos, captação, gestão de recursos e conexão com o sistema de ciência, tecnologia e inovação. Tudo isso com independência administrativa sem discriminação de raça, cor, religião e gênero.

A função da FAIFCE é permitir que clientes e parceiros possam se dedicar ao desenvolvimento de projetos que contribuam para o avanço da ciência, tecnologia e inovação do nosso país. Dessa forma, oferecemos soluções em gestão de projetos, facilitando a rotina de coordenadores no desenvolvimento dos seus projetos de ensino, extensão, ciência, tecnologia e inovação e suas pesquisas, viabilizando contratações, compras, pagamento, prestação de contas e demandas afins, permitindo que o coordenador se dedique exclusivamente às suas atividades.

Como Fundação de apoio a uma instituição pública de ensino (Instituto Federal), a FAIFCE, observa os ditames da Lei 8.958/94, norma específica que disciplina as relações estabelecidas entre as Instituições Públicas de Ensino e suas Fundações de Apoio.

Atualmente é fundação de apoio e autorizada:

1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE (Recredenciada ao MEC/MCTIC através da portaria nº 115 de 03 de agosto de 2023). Ressaltamos que a FAIFCE é fundação primária do IFCE.

2) UNILAB Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Autorizada junto ao MEC/MCTI – Portaria 162 de 09 SET 23).

3) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR (Autorizada junto ao MEC/MCTI – Portaria 232 de 28 DEZ 23).

4) E está em processo para ser fundação de apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO.

Missão

Apoiar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE e as autorizadas, apoiando em sua gestão legal e financeira de projetos e eventos, de pesquisa, ensino e extensão e desenvolvimento institucional e prestar serviços à sociedade, sendo o elo empreendedor do processo de interação público-privado.

Visão

Ser uma Fundação Sustentável, de referência nacional, reconhecida pela transparência e excelência na gestão administrativa e financeira atendendo com Competência e agilidade às demandas da apoiada, autorizadas e da Sociedade.

Valores

Ética, transparência, impessoalidade, comprometimento, qualidade e trabalhamos de forma ágil e criativa com competência e humanidade, sempre respeitando a legislação.